segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Conferência Europeia de Coordenação do Apoio ao Povo Saharaui (EUCOCO) 2013 realiza-se em Roma

 
A 38ª Conferência Europeia de Coordenação dos Comités de solidariedade com o povo saharaui terá lugar em Roma de 15 a 17 de novembro de 2013.
A escolha de Roma responde ao desejo de retomar o modelo iniciado justamente na capital italiana em 2007, com a realização de uma Conferência parlamentar, no dia anterior ao início da EUCOCO, com o objetivo de reunir os membros das instituições eleitas, nacionais e europeias, para que assumam compromissos precisos nas suas respetivas instituições.

Na EUCOCO participará uma ampla delegação da RASD (inclusive os defensores dos direitos humanos e representantes da sociedade civil), juntamente com ativistas da solidariedade, representantes das instituições nacionais e locais de diferentes países, organizações de defesa dos direitos humanos, juristas, observadores internacionais, representantes de forças políticas e sindicais, personalidades internacionais.

A reflexão deste ano da EUCOCO centrar-se-á na Autodeterminação para o povo saharaui como condição para a paz no Magrebe, a leitura da resistência saharaui no contexto das revoltas populares no mundo árabe –  das quais os saharauis foram os iniciadores em outubro de 2010 com o acampamento de protesto de Gdeim Izik –  e os processos de transição na área mediterrânica e norte-africana. Está prevista a participação de uma delegação da sociedade civil magrebina. Outro importante desafio será a participação de um número significativo de representantes dos Territórios Ocupados por Marrocos, não só como testemunhas mas antes como parceiros para o arranque de programas específicos, com atenção particular aos direitos humanos.

Presidente
Luciano Ardesi
ANSPS Onlus
Associazione Nazionale di Solidarietà con il Popolo Sahrawi Onlus
via Ostiense, 152 b – 00154 Roma
t/f (0039) 06.57 80 639

E-mail EUCOCO 2013:eucoco2013.roma@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário