domingo, 20 de fevereiro de 2011

Os Movimentos sociais e a questão do Sahara Ocidental: isto vai!

As Assembleias dos Movimentos Sociais são momentos emblemáticos nos processos dos Fóruns Sociais Mundiais.

Aí se encontram centenas de activistas vindos das mais diversas partes do mundo trazendo as suas experiências e conhecimentos que nas suas particularidades e especificidades enriquecem a vontade comum de construir um mundo mais justo, mais equitativo, mais democrático, sob a bandeira de "um outro mundo é possível!".

No FSM deste ano, que teve lugar em Dacar (Senegal), a Declaração Final da AMS teve uma inovação. Aí é dito a determinada altura:

«Inspirados en las luchas del pueblo de Túnez y Egipto, llamamos a que el 20 de marzo sea un día mundial de solidaridad con el levantamiento del pueblo árabe y africano que en sus conquistas contribuyen a las luchas de todos los pueblos: la resistencia del pueblo palestino y saharaoui, las movilizaciones europeas, asiáticas y africanas contra la deuda y el ajuste estructural y todos los procesos de cambio que se construyen en América Latina.»

É a primeira vez, tanto quanto sabemos, que é feita uma referência explícita à luta do povo do Sahara Ocidental pelo reconhecimento do seu direito à autodeterminação e um apelo à solidariedade com a sua causa.

Importa lembrar que isso aconteceu num ambiente particularmente difícil. O facto de o governo de Rabat ter co-financiado a realização do FSM (ler aqui) deu-lhe a oportunidade de povoar o evento com os seus "homens de mão" cuja preocupação era a defesa da actual "unidade territorial".

O facto de a AMS ter começado a assumir como sua esta questão e de a ter associado ao dia de acção global de 20 de Março abre perspectivas animadoras para o futuro próximo.

Veremos como os ventos que sopram na margem sul do Mediterrâneo alimentarão este "fogo".

Há-de ir.

Sem comentários:

Enviar um comentário