quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

AHuman Rights Watch reclama de Marrocos o respeito pelo direito dos saharauis a manifestarem-se pacificamente


Nova Iorque, 23/01/2012 (SPS) .- A organização Human Rights Watch, pediu este domingo às autoridades marroquinas o respeito pelo direito de reunião e manifestação dos saharauis nos territórios ocupados do Sahara.
No seu Relatório Mundial 2012 sobre a situação dos direitos humanos em 90 países, a HRW afirma que as autoridades marroquinas "não autorizam qualquer reunião pública dos saharauis apoiantes da auto-determinação do Sahara Ocidental".
A HRW expressou também preocupação com os 23 presos políticos de Gdeim Izik que Marrocos pretende julgar em tribunais militares.

A organização internacional mostra preocupação com a situação dos 120 ativistas de direitos humanos saharauis presos por motivos políticos em novembro de 2010 após o desmantelamento do acampamento de Gdeim Izik.
E exigiu a punição dos responsáveis ​​pelo uso excessivo da força contra os manifestantes saharauis. Denunciando que "o regime marroquino continue a impedir o estabelecimento de associações de direitos humanos no Sahara Ocidental". (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário