domingo, 6 de maio de 2012

Frente Polisario considera "animador" o relatório do SG da ONU sobre o Sahara Ocidental


O relatório do SG da ONU sobre o Sahara Ocidental é um avanço "animador" quanto ao papel da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) e a procura de uma solução para o conflito, afirmou esta terça-feira o representante da Frente Polisario junto da ONU, Ahmed Bujari.

Ban Ki-moon enviou ao Conselho de Segurança o seu relatório sobre o Sahara Ocidental em que pede uma restauração da autoridade da MINURSO para exercer plenamente a sua função de supervisão e manutenção da paz.

Em declarações à Agência de Informação Argelina, Bujari afirmou que o relatório "reconhece que o seguimento, avaliação e apresentação de relatórios sobre a situação no Sahara Ocidental devem ser as normas da missão de manutenção de paz de que a MINURSO é responsável".

Ahmed Bujari

Ban Ki-moon reconhece que a MINURSO, para cumprir o seu mandato, deve ter "acesso a informação credível e fidedigna" sobre a situação no Sahara Ocidental, a qual só poderá ser obtida através "do livre acesso ao território saharaui de diplomatas, jornalistas e organizações de direitos humanos" – afirma Bujari.

O Relatório assinala que um dos desafios à capacidade da MINURSO para cumprir o seu mandato reside nas restrições impostas por Marrocos, questionando a credibilidade e neutralidade desta missão.

"Através do principio de autodeterminação, a Frente Polisario e a ONU têm um objetivo comum para pôr termo ao conflito do Sahara Ocidental", precisou.

"A posição de Marrocos de obrigar o povo saharaui a aceitar a integração em Marrocos como única opção é incompatível com a doutrina do direito internacional aplicável sobre o princípio de autodeterminação para a descolonização".
11/04/2012 (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário