quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Delegação do Centro Robert F. Kennedy chega aos acampamentos de refugiados saharauis



A delegação do Centro Robert F. Kennedy para a Justiça e os Direitos Humanos, iniciou hoje, quarta-feira, uma visita de um dia aos acampamentos de refugiados saharauis para avaliar a situação dos direitos humanos e o papel da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO), na região.

A delegação iniciou o seu programa de atividades visitando al Comité Nacional do Referendo que inclui os departamentos de Estatística e Documentação Nacional.

Na wilaya de Smara, a delegação reuniu-se com refugiados saharauis para saber em primeira mão a situação e condições de vida nos acampamentos, depois a delegação teve um encontro com representantes dos familiares das vítimas dos bombardeamentos, minas, desaparecidos, sequestrados, assim como das vítimas de danos físicos e morais e de deslocamento forçado e violações praticadas pela força de ocupação marroquina.

 A delegação reuniu também com a União Nacional de Mulheres Saharauis onde foi recebida pela sua secretária-geral, Fatma Mehdi, que traçou uma breve explicação sobre a situação da mulher nos acampamentos de refugiados saharauis e as conquistas alcançadas na sociedade saharaui, destacando as violações de direitos humanos desde há 37 anos contra as mulheres saharauis nos territórios ocupados.

Fatma Mehdi solicitou a Kerry Kennedy o seu apoio para sensibilizar outras organizações de direitos humanos a defender o direito do povo saharaui à autodeterminação.

Kerry Kennedy expressou satisfação por estar nos acampamentos de refugiados saharauis e ouvir a opinião de um amplo espetro da população saharaui sobre a situação em que vivem longe da sua pátria ocupada.

Kerry Kennedy afirmou que o relatório incluirá todo o material recolhido pela delegação quanto à situação dos refugiados saharauis e a violação dos direitos humanos nos territórios ocupados.

O programa deve prosseguir com reuniões com organizações não-governamentais e com a MINURSO, antes de a delegação ser recebida pelo Presidente da República, Mohamed Abdelaziz.

SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário