segunda-feira, 1 de julho de 2013

Condenações prosseguem: dois ativistas dos DDHH com penas de 8 meses de prisão

Mohamed Amzouz
O tribunal de primeira instância da cidade de Tiznet/sul de Marrocos condenou no dia 28 de junho de 2013, Mohamed Amzouz y Rachid Bouhafra, dois ativistas dos direitos humanos a uma dura pena de 8 meses de prisão e multas de 1000 dirhams marroquinos (88 euros).

Os dois presos eram acusados pelo Presidente do Tribunal de Primeira Instância com eventos relacionados com a sua alegada participação numa série de protestos na cidade de Sidi Ifni, em princípios de maio de 2013, em que se exigia o direito de manifestação e de expressão, o direito ao trabalho e ao aproveitamento das riquezas pesqueiras da região.

Mohamed Amzouz e Rachid Bouhafra negaram todas as acusações, e denunciaram a sua detenção arbitrária, relacionando o motivo da sua detenção com as suas atividades e o seu apoio contínuo aos movimentos de protesto pacífico que reivindicam os direitos políticos, civis, económicos, sociais e culturais. O ativista Mohamed Amzouz, que envergava um traje tradicional saharaui, fundador da Associação “Ifni la Memoria”, realçou o seu apoio ao direito do povo saharaui à livre determinação e à sua luta pacífica pela liberdade, dignidade e justiça.

Sidni Ifni (sul de Marrocos), antiga colónia espanhola

O preso Mohamed Amzouz nasceu em 1971 na referida cidade, foi um dos defensores dos direitos humanos que integraram uma delegação que se deslocou da cidade de Sidi Ifni em finais de outubro de 2010 com o objetivo de mostrar o seu apoio aos civis saharauis expulsos violentamente do acampamento de “Gdeim Izik”, tendo também integrado um grupo de cidadãos que se reuniu com “Juan Mandes” Relator Especial contra a Tortura das Nações Unidas na cidade de El Aaiún/ Sahara Ocidental, entregando-lhe um arquivo que incluía as diversas violações graves dos direitos humanos cometidas pelo Estado marroquino contra manifestantes civis em Sidi Ifni em 2008, tendo-se igualmente reunido com uma delegação do Centro Robert F. Kennedy para a Justiça e os Direitos Humanos.

As autoridades marroquinas detiveram a 4 de junho de 2013, o ativista pro-direitos humanos Mohamed Amzouz depois de ter participado numa manifestação pacífica em solidariedade com os presos políticos que teve lugar a 3 de junho de 2013 em Tiznit / Marrocos. No dia 06 do mesmo mês também foi detido Rachid Bouhafra na cidade de Sidi Ifni.

Fonte e foto: codesaso.com


Sem comentários:

Enviar um comentário