domingo, 25 de agosto de 2013

Capacetes Azuis da ONU no Sahara Ocidental documentam assédio marroquino à casa da família do mártir Said Dambar


Num ato qualificado de sem precedentes na missão de observação que leva a cabo a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental, na passada quinta-feira, dia 22 de agosto, na cidade de El Aaiun, a MINURSO interessou-se em documentar in situ o assédio policial marroquino contra a família do jovem saharaui assassinado pelos serviços policiais marroquinos em dezembro de 2010. 

Os Capacetes Azuis deslocaram-se ao lugar onde a família Dambar tinha organizado um “meeting” aberto em que exigia da administração da ocupação revelar a situação em que foi assassinado o seu familiar por disparos de dois policias e condenar o seu enterro sem o consentimento da família.


Esta informação foi confirmada à Radio Maizirat pelo defensor de direitos humanos saharaui Lehbib Salhi, membro da Coordenadora Gdeim Izik de Mobilizações Pacíficas. Segundo este ativista, as unidades policiais e de gendarmaria marroquinas que assediavam o domicilio da família Dambar, ao verem chegar a patrulha dos Capacetes Azuis da ONU e começar a filmar e fotografar a situação, abandonaram de imediato o local. Este novo gesto da Missão da ONU foi considerado pela população como uma nova dinâmica no seu trabalho sobre o terreno.


Fonte: Poemario por un Sahara Libre / Radio Maizirat

Sem comentários:

Enviar um comentário