terça-feira, 27 de agosto de 2013

Manifestação em El Aaiún brutalmente reprimida

 



Vários feridos após brutal intervenção de forças policiais marroquinas uniformizadas e à paisana e agentes de outros corpos da Segurança marroquina contra os manifestantes saharauis esta tarde no bairro Maatala e Casa Piedra.

Entre os feridos encontra-se Mohamed Dadach, o presidente do CODAPSO e prémio Rafto de direitos humanos norueguês. Outros cidadãos feridos são: Mariam Burhim, Nzaha Eljaldi, Sleima Limam, Breh Forrik, o ex-preso político Abderrahaman Zeyu, Leila Lili, Bomba Lefkir, Mahfuda Lefkir, Galia Yumani, Salma Numaria, Hadhum Forrik, Sukeina Yaya, Salam Bueh, Hayhum Azirgui, Um Lejut Lefkir, Egaibani Lehueich, Aid Elgardag, Hasan Elgardag e Yezana Ameidan. Segundo outras fontes, há também detidos, dos quais se desconhece no momento a identidade.

Os defensores de direitos humanos referem que até às 22 horas desta noite ainda decorriam fortes confrontos entre a população e agentes da segurança marroquinas vestidos à paisana no bairro Casa Piedra e na Rua Mezuar. Os manifestantes empunhavam bandeiras saharauis e gritavam palavras-de-ordem contra o Acordo de Pesca entre Marrocos e a União Europeia em que se incluem as águas do Sahara Ocidental; contra as violações de direitos humanos que o regime marroquino viola sistematicamente contra a população civil saharaui.

Segundo o Comité de Defesa do Direito de Autodeterminação do Povo Saharaui (CODAPSO), várias casas de saharauis foram (ou estão a ser) invadidas por agentes marroquinos na avenida Smara. Todas as lojas foram fechadas na cidade e imposto o recolher obrigatório nestes bairros cercados pelos serviços de segurança marroquinos.

O CODAPSO informa que 150 desempregados saharauis se encontram sentados frente à sede do Centro de Emprego marroquino, situado na Rua Meca.

Os desempregados gritam “Não ao saque dos nossos recursos naturais” e empunham cartazes em que denunciam a marginalização e o empobrecimento que sofrem por parte da administração de ocupação e denunciam os acordos de pesca UE-Marrocos, além de entoarem palavras-de-ordem a favor da independência e da autodeterminação do Sahara.


Fonte: CODAPSO; Foto: Equipa Media

Sem comentários:

Enviar um comentário