terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Christopher Ross reúne com o chefe da diplomacia de Marrocos




Christopher Ross, o enviado pessoal do secretário-geral da ONU para o Sahara Ocidental, reuniu-se esta segunda-feira em Rabat com o chefe da diplomacia marroquina, Salahedin Mezuar, no âmbito do seu novo périplo pela região, informa a agência MAP.

O comunicado do ministério marroquino dos Negócios Estrangeiros, citado pela agência, não dá detalhes sobre o conteúdo da visita.

Ross esteve a semana passada na Argélia e visitou os campos saharauis de Tindouf (sudoeste da Argélia), onde se entrevistou com os independentistas da Frente Polisario.

O diplomata norte-americano, enviado pessoal de Ban Ki-moon para o Sahara Ocidental desde 2009, tenta relançar as negociações entre Rabat e a Frente Polisario, em ponto morto desde há vários anos.

Marrocos controla o Sahara Ocidental, antiga colónia espanhola, e desde 2007 propõe um plano de autonomia para este vasto território ( que tem três vezes a superfície de Portugal) onde vivem menos de um milhão de pessoas. Mas a Frente Polisario, que tem o apoio da Argélia, reclama um referendo de autodeterminação.

Desde 1991 uma missão da ONU (MINURSO) mantem o cessar-fogo no território.

Fonte: eleconomista.es



Sem comentários:

Enviar um comentário