sábado, 8 de fevereiro de 2014

“O povo saharaui possui força de vontade e determinação para conquistar a independência” – diz o SG da Frente Polisario

 
Mohamed Abdelaziz com o Presidente Sul-africano Jacob Zuma
O Presidente da República Saharaui e Secretário-Geral da Frente Polisario, Mohamed Abdelaziz, assegurou que o povo saharaui possui forte determinação de prosseguir lutando para arrebatar a sua plena independência e expulsar a invasão marroquina que saqueia o seu território e explora as suas riquezas.


Em declarações à imprensa à margem da realização do encontro nacional da comunidade saharaui residente na Mauritânia, o presidente saharaui afirmou: ”lutamos em duas frentes; uma são as negociações que a ONU auspicia com o fim de alcançar a organização de um referendo livre e democrático para o povo saharaui. Não descartamos, porém, a opção militar, pois não depusemos as armas, e preparamo-nos para a reativação da luta armada se for necessário”

Questionado sobre quando e como será reatada a ação militar, o presidente saharaui disse que a resposta a essas inquietações chegará no momento próprio.

O Presidente da República advertiu todos os saharauis, em particular os que se encontram nos territórios ocupados, a não cair na armadilha e na manipulação dos serviços secretos marroquino, que "se esforça por frustrar a vontade saharaui com o fito de semear a discórdia e as querelas entre os saharauis”, e acrescentou afirmando: ”é necessário manter a nossa unidade para enfrentar a opressão marroquina".

Em relação à recente visita do Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, à região, Mohamed Abdelaziz afirmou que Marrocos faz todo o possível para bloquear todos os esforços dirigidos à procura de uma solução para o conflito. Nesse sentido referiu que Ross visitará de novo em fevereiro ou o março próximo a região para preparar uma reunião entre as duas partes em conflito antes da reunião Conselho de Segurança da ONU, prevista para o fim do mês de abril com o objetivo de tomar uma decisão sobre este assunto.


Fonte: SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário