quarta-feira, 19 de março de 2014

Açores: Seminário sobre fortalecimento de medidas de confiança no Sahara Ocidental

Reencontro de famílias saharauis
proporcionado pelo ACNUR

Açores, Portugal, ACNUR - Cerca de 140 pessoas dos acampamentos de refugiados saharauis perto de Tindouf (Argélia) e do Território do Sahara Ocidental deram início segunda-feira a um seminário cultural de uma semana nas ilhas de Açores, o último de uma série que visa aumentar a confiança e compreensão numa das situações de refugiados do mundo mais prolongadas.

Os seminários são um dos vários componentes de um programa de Medidas de Confiança (CBM )  do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) que está em curso desde 2004. Representantes do Governo de Marrocos e da Frente Polisário acompanham os participantes. O ministério dos Negócios Estrangeiros e do Governo Regional dos Açores de Portugal também deram apoio.

"O ACNUR espera que o programa humanitário sob a nossa responsabilidade complemente os esforços das Nações Unidas na busca política para encontrar uma solução para esta situação, a mais longo de refugiados sem solução. Os seminários, assim como as visitas de entre familiares, são elementos vitais do nosso programa, ligando uma população dividida pelo conflito há quase quatro décadas" , disse Athar Sultan- Khan, chefe de gabinete do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.


Para mais informações contactar:


Dan McNorton (Geneva): mcnorton@unhcr.org; Telemóvel: + 41 79 217 3011.

Sem comentários:

Enviar um comentário