sexta-feira, 14 de março de 2014

Parlamento Europeu envia missão de inquérito ao Sahara Ocidental ocupado




Estrasburgo , março 13, 2014 ( SPS) - O Parlamento Europeu decidiu esta terça-feira enviar uma missão de averiguação aos territórios ocupados do Sahara Ocidental em abril próximo para avaliar em primeira mão a realidade dos direitos humanos e benefício que os saharauis usufruem dos recursos naturais do seu país , revelou Mohamed Ali Zerouali , Representante da Frente Polisário em Bruxelas.

A missão será composta por sete membros do Parlamento Europeu, representando diferentes correntes políticas.

O grupo vai ver até que ponto Rabat e a Comissão Europeia acatam os termos do acordo assinado entre Marrocos e a UE, que requer o benefício dos saharauis das receitas das riquezas naturais do seu país, e que Rabat respeite os direitos humanos no Sahara Ocidental.

O diplomata saharaui referiu que a visita de várias delegações europeias ao Sahara Ocidental ocupados reflete a muito importante atenção dada ao tema dos direitos humanos.

A este respeito, sublinhou a necessidade de permitir que a MINURSO monitoriza os direitos humanos no Sahara Ocidental, abra o território aos observadores e jornalistas internacionais, a garanta aos saharauis o direito de protesto, de reunião e liberdade de expressão. (SPS)


He, in this respect, stressed the need to allow the MINURSO to monitor human rights in Western Sahara, open the territory before international observers and journalists, as well as grant the Saharawis their right to protest, assembly and free expression. (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário