segunda-feira, 21 de abril de 2014

II Conferência internacional de Apoio à Resistência das Mulheres Saharauis condena bloqueio informativo imposto às zonas ocupadas











El Aaiún (zonas ocupadas),21/04/14(SPS) - As participantes na II Conferência de Apoio à Resistência das Mulheres Saharauis condenou este domingo  as práticas repressivas desencadeadas contra os  cidadãos saharauis, em particular contra as mulheres  nas zonas ocupadas do Sahara Ocidental, revela o comunicado final publicado no termo dos trabalhos desta II Conferência Internacional.

O comunicado condena de maneira enérgica o bloqueio informativo e militar imposto ao povo saharaui por parte da ocupação marroquina.

A II Conferência de Apoio à Resistência das Mulheres Saharauis saúda as 30 ativistas de 07  nacionalidades de organizações de Direitos Humanos que não puderam tomar  parte neste importante evento pela recusa de Marrocos em lhes permitir o acesso às zonas ocupadas.

As participantes exigiram que a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) contemple entre as suas funções o controlo e proteção dos Direitos Humanos no Sahara Ocidental e apelam à comunidade internacional que pressione Marrocos a que respeite o direito dos saharauis à liberdade de expressão e reunião nas zonas ocupadas.

O comunicado exige igualmente o termo da espoliação dos recursos naturais saharauis e a libertação de todos os presos políticos saharauis, assim como a revelação do destino dados aos sequestrados e desaparecidos pela ocupação.


SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário