segunda-feira, 12 de maio de 2014

Parlamento dinamarquês aprova novo relatório sobre a questão do Sahara Ocidental



Copenhaga (Dinamarca), 11 maio 2014 (SPS) O Parlamento dinamarquês adotou por maioria dos partidos um relatório em que se apoia os esforços das Nações Unidas que conduzam a um referendo sobre o estatuto do Sahara Ocidental e se apela a dotar a Missão das Nações Unidas para Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) de um mecanismo de vigilância da situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental.

"O relatório é uma mensagem clara a Marrocos, segundo a qual não iremos mais fechar os olhos diante das repetidas violações dos direitos humanos no Sahara Ocidental", declarou Christian Juhl, do partido dinamarquês da Aliança Vermelhos-Verdes em relação ao relatório aprovado pela Comissão dos Negócios Estrangeiros sobre o Sahara Ocidental.

O relatório apela igualmente as instituições e empresas governamentais dinamarquesas a boicotar todos os produtos provenientes do Sahara Ocidental, em apoio aos refugiados saharauis que vivem em duras condições desde há mais de 40 anos em virtude da ocupação ilegal do seu território por parte de Marrocos.


Christian Juhl diz-se otimista quanto ao futuro do Sahara Ocidental e o papel da Dinamarca na resolução do conflito em conformidade com os direitos dos Saharauis. "O relatório é certamente um passo no bom caminho, e ao adotarmos este relatório sobre o Sahara Ocidental, demos o primeiro sinal para o reconhecimento da República Árabe Saharaui Democrática (RASD)", afirmou. (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário