segunda-feira, 12 de maio de 2014

Portugal, a Europa e o Sahara Ocidental, a última colónia de África: Apelo aos candidatos e candidatas às eleições para o Parlamento Europeu




A Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental (AAPSO) dirigiu uma carta-apelo aos candidatos e candidatas de Portugal que encabeçam as listas às próximas eleições ao Parlamento Europeu, do próximo dia 25 de maio.


“A vossa organização política prepara-se, neste momento, para participar no processo eleitoral que culminará no próximo dia 25 de Maio com a eleição de um novo Parlamento Europeu.

Estas eleições assumem uma particular relevância no quadro da difícil situação em que nos encontramos.

Porque:

— a crise que vivemos não é meramente nacional e muitas das respostas aos desafios por ela colocados só são exequíveis num quadro europeu e global.

— o Parlamento Europeu tem vindo a ganhar um papel político cada vez mais determinante nos destinos dos povos europeus e daqueles que com eles se relacionam.


É neste sentido que vos dirigimos esta mensagem, enquanto associação que inscreve como objeto da sua atividade a solidariedade com a causa do povo do Sahara Ocidental, a última colónia de África.

Ao longo destes anos o Parlamento Europeu tem sido palco de um debate onde se confrontam os que defendem o direito do povo saharaui a um genuíno ato de autodeterminação, de acordo com as normas do Direito Internacional, e os que contemporizam com a atual situação de ocupação e militarização daquela sociedade em nome de um pragmatismo que se pretende imune a esse Direito.

Os povos da Europa, alguns dos quais com uma longa experiência colonial, deveriam reivindicar e pugnar pela emancipação dos povos destas tutelas destruidoras.

Acreditamos que na participação da vossa organização neste processo eleitoral e, posteriormente, caso a opção dos portugueses isso vos proporcionar, defendam intransigentemente o respeito pelo Direito Internacional na relação entre os povos do nosso ameaçado planeta.

Com os votos de uma boa e esclarecedora campanha eleitoral


Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental

Sem comentários:

Enviar um comentário