sábado, 21 de junho de 2014

Quando o embaixador dos EUA em Rabat denunciava a "corrupção" do General Bennani

  



Num longo despacho assinado pelo Embaixador dos Estados Unidos da América, em Rabat, entre 2003 e 2009, Thomas T. Riley, o diplomata explicava sem adornos aos seus superiores do Departamento de Estado o estado lamentável do exército marroquino "marginalizado e ineficaz."
No mesmo texto, ele chamava a atenção para o General das Forças Armadas, Abdelaziz Bennani, considerado como um "homem do rei."
"Os relatos credíveis indicam que o tenente-general Benanni retira benefícios da sua posição como comandante chefe do setor sul". Ele recebe "receitas de contratos militares e exerce a sua influência sobre as decisões do mundo dos negócios". "Um rumor generalizado denuncia que ele é o proprietário de grande parte da pesca no Sahara Ocidental". "Tal como outros oficiais veteranos, Benanni tem uma casa de família luxuosa que, provavelmente, foi construída com dinheiro arrecadado em subornos."
O diplomata dos EUA acusava o militar marroquino de ter feito da sua função, a defesa do território marroquino e a luta contra a Frente Polisario, um enorme filão para se enriquecer de forma ultrajante.


Sem comentários:

Enviar um comentário