quinta-feira, 19 de junho de 2014

Situação dos Direitos Humanos no Sahara Ocidental denunciada no Parlamento britânico

 
O deputado do Partido Conservador Stephen Mosley 

As "violações dos direitos humanos nos territórios ocupados do Sahara Ocidental" foram denunciadas no Parlamento britânico na passada terça-feira.

Numa questão posta por escrito, o deputado do Partido Conservador Stephen Mosley interpelou o secretário de Estado britânico dos Negócios Estrangeiros e da Commonwealth, Hugh Robertson, sobre os "últimos relatórios que ele recebeu sobre as violações dos direitos humanos nos territórios saharauis", na sequência da repressão marroquina sobre as manifestações organizadas nas cidades saharauis ocupadas e que têm feito numeroso feridos.

Hugh Roberston

Encarregado da África do Norte e do Médio Oriente, Hugh Roberston afirmou na sua resposta que o ministério dos Negócios Estrangeiros recebe periodicamente relatórios sobre a situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental por parte de relatores da ONU, de organizações internacionais dos Direitos do Homem e da sociedade civil.

O deputado conservador Stephen Mosley dirigiu também uma pergunta escrita à ministra britânica do Desenvolvimento Internacional relativa à situação dos refugiados saharauis, na qual perguntava qual a "avaliação da situação humanitária no Sahara Ocidental".

Justine Greening, ministra do Desenvolvimento Internacional

A ministra afirmou que a situação humanitária dos Saharauis é "estável", afirmando que a MINURSO é responsável pela vigilância dos Direitos Humanos e pelo respeito do cessar-fogo.


Acrescentou que um grande número de refugiados saharauis viviam nos campos da Argélia, acrescentando que a Grã-Bretanha apoiava os refugiados saharauis através do financiamento dos programas do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR).


 (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário