quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Eurodeputado João Ferreira questiona a UE sobre a situação dos presos políticos saharauis



 João Ferreira, eurodeputado português do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde, questionou a Alta Representante da UE para Política Externa e Segurança sobre a situação dos presos políticos saharauis. Eis o texto que endereçou à Vice-Presidente da EU.

“Diversas organizações têm vindo a denunciar as condições dos presos políticos saharauis, chamando a atenção para as greves de fome que desde o início do ano se têm multiplicado. São denunciadas não só as condições sub-humanas das prisões, como a falta de assistência médica, os maus tratos sofridos, as torturas, a escassez de alimentos, o impedimento de visitas das famílias, as transferências arbitrárias dos presos de prisão em prisão e o facto de estarem muitas vezes detidos em celas com presos de delito comum.

Apesar das múltiplas queixas apresentadas ao Ministério da Justiça do Reino de Marrocos, à CNDH (Comissão Nacional de Direitos Humanos) e outras instituições marroquinas, as condições dos presos políticos continuam a ser deploráveis.

No passado dia 28 de Setembro, Hasana Elwali, preso político saharaui, morreu após várias semanas em estado grave devido aos espancamentos e torturas sofridas.

Tendo em conta o quadro de cooperação da UE com o Reino de Marrocos, solicito à vice-presidente da Comissão Europeia que me informe sobre:

1.     Se tem conhecimento destas denúncias e que medidas tomou ou pensa tomar na sequência das mesmas;



2. Que implicações retira das reiteradas violações dos direitos humanos da população saharaui e do incumprimento de resoluções das Nações Unidas para o futuro das relações UE-Marrocos?”

Sem comentários:

Enviar um comentário