domingo, 21 de dezembro de 2014

Moisés Ponce de León Iglesias: "O irredentismo marroquino não tem base cartográfica-histórica"




Na passada quinta-feira, dia 18 de dezembro, o Prof. Moisés Ponce de León Iglesias*, deu uma palestra intitulada "Cartografia Histórica do Magrebe, com especial referência para o Sahara Ocidental". A palestra teve lugar no auditório da Fundación Caja Rioja Logroño.



Na sua intervenção, o professor explicou que "utilizando como marcadores alguns nomes de lugares em mapas do Magrebe muito antigos — recuperados em cartografias desde o mapa-múndi de Al-Idrissi de 1154 até hoje —, e combinando a análise da sua posição com textos de tratados a partir de 1499 e descrições de viajantes, demonstra-se que a fronteira sul de Marrocos, desde o momento em que esta é representada em mapas a partir do final do século XVI até hoje, nunca foi além do "Rio Draa; e acrescentou que, assim, "fica demonstrado que o irredentismo marroquino, que causa tantos problemas e que continuará a causar até que o problema do Sahara Ocidental seja resolvida em conformidade com o direito internacional, não tem nenhum fundamento cartográfico-histórico."

O destacado académico proferiu pela primeira vez uma exposição sobre este tema no curso organizado pelo Prof. Carlos Ruiz Miguel, da Universidade de Santiago de Compostela (a 2 de junho deste ano) e manifestou a vontade de partilhar o seu conhecimento com as instituições que o solicitem.

____________________________


* Mestre de Conferências na Universidade de Rennes 2 – Alta Bretanha, França. É um dos editores do livro "Direito Internacional e a questão da Sahara Ocidental" (Edição em espanhol 2013), entre outras publicações académicas relacionadas com a questão Saharaui.


Sem comentários:

Enviar um comentário