domingo, 22 de fevereiro de 2015

Christopher Ross reúne com altas autoridades argelinas




O enviado pessoal do secretário-geral das Nações Unidas para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, prossegue o seu périplo na região, tendo reunido com as mais altas autoridades dos países vizinhos e membros observadores nas negociações entre a Frente Polisario e o reino de Marrocos.

A sua última escala na região teve lugar na Argélia, onde esta tarde foi recebido pelo presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika.

Durante a manhã, o diplomata norte-americano reuniu-se com o secretário de Estado argelino delegado para Assuntos Africanos e do Magrebe, Abdelkader Messahel, tendo ontem sido recebido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Ramtane Lamamra.

Ross abordou com os seus anfitriões os temas tratados nas suas anteriores escalas: Rabat, acampamentos de refugiados saharauis e Nouakchott.

O enviado da ONU manteve contactos e diálogos com o presidente saharaui e com o presidente da Mauritânia. Em Rabat, porém, o seu acolhimento foi frio, o que evidencia a falta de vontade por parte do regime marroquino em cooperar com a ONU na procura de uma solução justa que respeite o direito do povo saharaui à autodeterminação.

É esperado que agora mantenha contactos com as autoridades espanholas — sendo Espanha a atual potência administrante do território —, e também com França, fiel aliado de Marrocos e suporte da sua política expansionista.


Fonte: RASD TV

Sem comentários:

Enviar um comentário