domingo, 22 de fevereiro de 2015

ONU pede para que seja finalizado o processo de descolonização



2015 marca o quinquagésimo aniversário da Declaração sobre a Concessão da Independência aos Países e Povos Coloniais, o que levou o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, a pedir nesta quinta-feira a que o processo de descolonização seja finalizado.

"O sucesso dos nossos esforços continuam a depender da vontade política de todas as partes envolvidas", disse Ban em discurso na abertura da sessão anual do "Comité Especial dos Vinte e Quatro" (Comissão Especial da ONU para estudar a situação relativa à aplicação da Declaração sobre a Concessão de Independência aos Países e Povos Coloniais).

"Ao longo de 2014, o Comité tomou iniciativas importantes para prosseguir o seu trabalho de descolonização", afirmou Ban Ki-moon. O SG da ONU saudou, em especial, a missão enviada pelo Comité, em março de 2014, a um dos territórios dependentes incluídos no processo de descolonização da ONU, a Nova Caledónia, que depende da administração francesa.

Segundo a ONU, há atualmente 17 territórios não-autotónomos em todo o mundo sob a jurisdição do Comité Especial de dos Vinte e Quatro:  o Sahara Ocidental, Anguilla, Bermudas, Ilhas Caimão, Ilhas Falkland (Malvinas ), as ilhas  Turcas-e-Caicas, as Ilhas Virgens Americanas, as Ilhas Virgens Britânicas, Montserrat, Santa Helena, Gibraltar, Guam, Nova Caledônia, Ilhas Pitcairn, Polinésia Francesa, as Samoa americanas e Tokelau.

Recordando os princípios da Carta das Nações Unidas, Ban instou a comunidade internacional a tomar em mão a questão do direito dos povos à autodeterminação, a fim de encontrar os meios necessários para proceder à conclusão do processo de descolonização.


Fonte : Radio China Internacional

Sem comentários:

Enviar um comentário