sábado, 22 de agosto de 2015

Morreu Mariem Hassan, a diva do deserto saharaui

Descansa em paz Mariem, o teu povo e todos aqueles que contigo pudemos privar não te esqueceremos.



Mariem Hassan, a mais famosa cantora saharaui, morreu hoje nos campos de refugiados de Tindouf. Há poucos dias havia abandonado Barcelona, cidade onde vivia, para declaradamente esperar a morte junto ao seus povo e familiares nos acampamentos de refugiados saharauis, no sudoeste da Argélia. Durante anos tentou resistir ao cancro, mas a doença acabou por fazer o ser percurso fatal.  

Mariem Hassan (http://www.mariemhassan.com/), interpretava e dava expressão às raízes musicais do seu povo — o haul,  uma música que foi sendo criada com influências muito diversas: bereber, árabe, sudanesa, trazida pelas caravanas que cruzavam o deserto de uma ponta a outra, mas também com muita influência negra, procedente do sul.

Nascida em 1958 nas imediações de Smara no nordeste do Sahara Ocidental, Mariem era a terceira de uma família de dez irmãos.

En 1975, tinha 17 anos quando Marrocos iniciou a Marcha Verde para ocupar o então Sahara Espanhol. A sua família fugiu para o enclave de Mjeriz, próximo de Tifariti, acampamento controlado pela Frente Polisario. Daí tiveram que partir para um lugar mais seguro, na Hamada argelina, instalando-se num acampamento de refugiados no sudoeste de Argélia, perto da cidade de Tindouf.

Participou em diferentes grupos de música saharaui. Primeiro no El Hafed, que logo mudou o seu nome para “Mártir Luali”, em memória do primeiro secretário-geral da Frente Polisario caído em combate às portas da capital da Mauritânia. Com o grupo viajou por muitos países participando em sessões culturais que serviam para divulgar a luta do seu povo pela independência.


“Deseos” (Desejos) é o seu primeiro álbum a solo, gravado em 2005, a que se seguiram “Shouka”, em 2010 e “El Aaiun egdat” (El Aaiún arde”), em 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário