terça-feira, 15 de setembro de 2015

Espanha reitera apoio a uma solução "justa" para o Sahara Ocidental que preveja a "livre determinação"



 O ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, José Manuel García-Margallo, reiterou esta segunda-feira ao enviado pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, o apoio de Espanha a uma solução "justa" e "mutuamente aceite" que contemple a "livre determinação" da antiga colónia.

Ross empreendeu um périplo que já o levou a Tindouf (Argélia – onde se localizam os campos de refugiados saharauis), Londres, Genebra e Paris e que, após Madrid, incluirá também paragens em Rabat, Argel e Nouakchott. García-Margallo mostrou-se interessado pelas iniciativas do enviado pessoal de Ban-ki-moon e pela "evolução futura" da questão saharaui.

O ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação destacou o papel de Espanha no âmbito internacional e, em particular, nas Nações Unidas e expressou o apoio ao labor que desenvolve esta organização para tratar de encontrar uma "solução política justa, duradoura e mutuamente aceite que preveja a livre determinação do povo do Sahara Ocidental".

O chefe da diplomacia espanhola informou pessoalmente Ross de que o Governo de Mariano Rajoy aumentará este ano a ajuda humanitária aos acampamentos de refugiados de Tindouf (Argélia), onde vivem milhares de saharauis.

Contacto com a Argélia

O Sahara Ocidental também figurou na agenda do encontro entre García Margallo e o presidente del Conselho da Nação da Argélia (a 2.ª figura na hierarquia do Estado), Abdelkader Bensalá, recebido também esta segunda-feira pelo chefe da diplomacia espanhola. Os dois estadistas falaram da crise migratória no Mediterrâneo, da crise líbia e da situação no Malí, entre outros temas.

O MNE espanhol destacou em comunicado que a Argélia é "um parceiro estratégico do ponto de vista político, energético e de segurança para Espanha e um baluarte de estabilidade na região do Magreb". Desde 2013, acrescenta o comunicado, Espanha é primeiro parceiro comercial da Argélia.

Sem comentários:

Enviar um comentário