quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Igreja Metodista dos EUA coloca no "index" 5 empresas presentes no Sahara Ocidental



A Igreja Metodista Unida dos EUA anunciou no final do ano de 2015 que retirava o investimento de 39 empresas. Cinco delas estão envolvidas em negócios no Sahara Ocidental

A operação de colocar na lista negra estas empresas foi levada a cabo pelo General Board of Pension and Health Benefits (GBOPHB) da Igreja Metodista Unida dos EUA. Trata-se da entidade administrativa que supervisiona e gere os fundos de pensões e de investimentos da Igreja.

A lista inclui as empresas canadianas PotashCorp e Agrium, e a australiana Incitec Pivot Ltd, três companhias que têm um longo historial de importação de rocha fosfórica do Sahara Ocidental. Na lista figura ainda a OCP S.A., empresa estatal marroquina de fosfatos. Glencore Plc, a empresa multinacional suíça envolvida na tão controversa prospeção de petróleo no Sahara Ocidental, também foi excluída da carteira de ativos do Conselho Geral da Igreja.

As cinco empresas ficaram foram da lista de empresas em que a igreja americana investe que inclui um total de 39 empresas.  A lista completa pode ser consultada aqui.

As normas de direitos humanos da GBOP incluem especificamente o Sahara Ocidental na categoria de "países e áreas de alto risco que mostram um padrão longo e sistemático de abusos dos direitos humanos."

A lista negra não inclui uma razão para a exclusão de cada uma das 39 empresas. No entanto, o facto de três conhecidos compradores de fosfato do Sahara Ocidental mais a empresa marroquina responsável pela venda desse produto serem riscadas de uma só vez leva o WSRW (Western Sahara Resources Watch) a concluir que esta decisão baseia-se na participação destas empresas na espoliação do Sahara Ocidental.

Fonte: WSRW


Sem comentários:

Enviar um comentário