sábado, 8 de dezembro de 2018

"O que fizeram vocês com a pátria?"




Publicado a 8 dezembro, 2018 - Fonte: EIC Poemario por un Sahara Libre

Durante as negociações em Genebra entre os saharauis e marroquinos, os traidores que faziam parte da delegação marroquina foram foram confrontados com gritos ""O que fizeram vocês com a pátria?". Marrocos levou uma delegação composta por vários traidores saharauis que pouco mais eram do que ‘penacho’ e figuras para provocar a delegação saharaui. Nada que pudessem fazer, exceto mostrar como estavam perdidos em Genebra.

Como uma imagem vale mais que mil palavras, fica-nos na retina a cena da mulher presente na delegação marroquina arrastando a “melhfa” (traje tradicional da mulher saharaui) pelo chão. Trata-se de Fatimetu mint Sidi uld Yahya, conhecida como “la Adlía” (a bruta). É funcionária no município da localidade saharaui ocupada de Hauza. Viúva de um agente dos serviços secretos marroquinos, do 2ème Bureau, conhecido pelo nome de Abeicha. Surpreende que faça parte de uma delegação de tão alto nível tendo em conta o seu nulo historial político.

A delegação que acompanhou o ministro marroquino das Relações Exteriores Nasser Bourita, era também composta entre outros por Hamdi Rachid (conhecido entre os saharauis como “Hmeidi”, familiar do tristemente conhecido Jalihena uld Rachid, traidor a soldo da Espanha, país que o utilizou com a criação do partido fantoche PUNS com o qual pretendia enganar os saharauis) e Eljatat Uld Yanya, presidente da denominada pelo ocupante “Região de Dakhla-Oued Ed Dahab” e presente este Verão na falhada "Semana de Dakhla" de Torremolinos. O mesmo traidor participou há alguns meses na sede do Parlamento Europeu em outro ato de propaganda da anexação ilegal do Sahara Ocidental organizado "pelo espião marroquino Kaoutar Fal".


Sem comentários:

Enviar um comentário