terça-feira, 16 de junho de 2020

Bassiri, pai do nacionalismo saharaui meio século depois



Por Jesús Cabaleiro Larrán -16 / 06 / 2020- Periodistas en Español - A campanha 'O que aconteceu com Bassiri?', coincide com o cinquentenário do desaparecimento de Mohamed Sidi Brahim Basir 'Bassiri' (1942-1970) e o massacre de Zemla (Bairro de El Aiún, então capital da colónia espanhola do Sahara Ocidental). A campanha quer lembrar a figura histórica do considerado pai do nacionalismo saharaui.

Devemos lembrar esses acontecimentos que ocorreram há meio século atrás, em 17 de junho, conforme explica um dos seus organizadores.
Em 17 de junho de 1970, as autoridades espanholas ordenaram à Legião que disparasse contra uma multidão de homens, mulheres e crianças saharauis que se reuniram no bairro de Zemla, em El Aaiún, capital do Sahara Ocidental (então Sahara espanhol) para pedir a fim da política colonial espanhola. A concentração totalmente pacífica havia sido convocada pelo Movimento de Libertação Saharaui (OALS).
Essa organização havia conseguido reunir uma grande parte da população saharaui na primeira grande tentativa de estruturar a oposição à ocupação espanhola do Sahara Ocidental. Constitui o precedente imediato da Frente Polisario, criada posteriormente, em 1973.

Última fotografia de 'Bassiri' em 1970

O seu líder, Mohamed Sidi Brahim Basir 'Bassiri', foi preso pelas autoridades espanholas assim como centenas de saharauis. Um número indeterminado de saharauis morreu ou desapareceu na repressão desencadeada em torno destes acontecimentos.
A campanha 'O que aconteceu com Bassiri?' é organizada pela Coordenação Europeia de Solidariedade e Cooperação com o Povo Saharaui (Eucoco) e a Associação da Família e Amigos de Bassiri (AFAB), e no seu manifesto reclama um total de seis reivindicações históricas, entre elas que a Espanha "assuma a sua responsabilidade nos eventos de Zemla, promovendo as investigações necessárias para o esclarecimento total dos factos".
Neste contexto está igualmente incluído um artigo de opinião escrito pelo ativista saharaui, Prémio Nobel Alternativo em 2019, Aminetu Haidar, intitulado 'O desaparecimento de Bassiri e a perda hemorrágica da dignidade da' democracia 'espanhola.
Do mesmo modo, queremos questionar o governo espanhol no Congresso dos Deputados sobre o que aconteceu há meio século atrás, através de várias perguntas no Parlamento - referem os organizadores.
Da mesma forma, o caso será apresentado ao Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Desaparecimentos Forçados ou Involuntários.
Além destas iniciativas, várias mesas redondas digitais foram agendadas, como 'Justiça e memória na Espanha: '50 anos do massacre saharaui de Zemla e o desaparecimento de Bassiri' (realizada na última quinta-feira 11) e 'nacionalismo saharaui no 50º aniversário O desaparecimento de Zemla e Bassiri (quarta-feira, 17, 19:30).
Este última conta com a participação de Benda Lehbib Lebsir, da Associação de Amigos e Família de Bassiri, o historiador Embairik Ahmed, da atriz María Botto e do jornalista e escritor Tomás Bárbulo, autor do livro 'Historia proibida del Sahara español' , em cujas páginas 73-102, sob o título 'Em Busca de Basiri', ele explica documentalmente e com testemunhos tudo o que aconteceu ao então líder do nacionalismo saharaui.
A página web https://quefuedebassiri.info/ explica a finalidade da campanha, atividades, e fornece um dossiê do massacre de Zemla, lembrando a a figura do líder desaparecido através de testemunhos, incluindo um poema do poeta saharaui Limam Boisha.


Sem comentários:

Enviar um comentário