sábado, 12 de dezembro de 2020

As reações à decisão de Donald Trump de "reconhecer" a soberania marroquina sobre o Sahara Ocidental


ONU
O principal porta-voz do Secretário Geral da ONU, Stéphane Dujarric, anunciou minutos depois do anúncio de Trump, que a ONU considera o tema do Sahara Ocidental como um assunto de descolonização e que a sua posição em relação ao território e conflito não se alterava. 


União Africana 

Num ‘twit’ publicado por Ebba Kalondo, principal porta-voz do presidente da Comissão, a União Africana confirmou que a sua posição não se alterou a respeito do Sahara Ocidental. 

"A posição da União Africana em relação ao Sahara Ocidental mantem-se sem alterações, em conformidade com as resoluções pertinentes da UA e das Nações Unidas", afirma Kalondo. 


Rússia

O Ministério de Relações Exteriores da Federação Russa anunciou esta sexta-feira, que o reconhecimento de Washington da soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental é uma violação do direito internacional.

A comunicação foi feita pelo vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Bogdanov.

"Trata-se uma violação do direito internacional. Há decisões em relação ao tema. Há uma missão internacional para levar a cabo um referendo no Sahara Ocidental. O que os norte-americanos fizeram agora é uma decisão unilateral que atropela o direito internacional e as resoluções do Conselho de Segurança da ONU em que votaram os próprios norte-americanos", afirmou Bogdanov. 


Espanha

A ministra de Assuntos Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, na sequência do anúncio do presidente norte-americano, afirmou em Israel, onde se encontrava em visita oficial, que fossem respeitadas as resoluções das Nações Unidas sobre a questão do Sahara Ocidental.

Sobre a normalização das relações diplomáticas entre Israel e Marrocos, disse: "Saudamos esta normalização como saudamos cada uma das normalizações que ocorreram nas últimas semanas, como não poderia ser de outra forma". 

Acrescentando: «Mas, no entanto, a paz entre israelitas e palestinianos e a questão do Sahara Ocidental ainda estão por resolver e, em ambos os casos, a posição da Espanha é muito clara: respeito pelas resoluções das Nações Unidas para buscar um forma de resolução também para estas duas questões ».


França

A decisão de Marrocos reatar relações com Israel foi bem recebida por París, e em relação à decisão norte-americana de reconhecer a soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental, a porta-voz do Ministério de Relações Exteriores francês, Agnes von der Molle, afirmou que  seu país "apoia uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável".

A porta-voz do Quai d'Orsay declarou: "O conflito no Sahara Ocidental dura há demasiado e representa um risco constante de erupção de tensão na região".

Agnes von der Molle acrescentou que a França "apoia uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável que seja consistente com as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas".

Destacou que "à luz desta visão, França considera o plano de autonomia marroquino como base para conversações sérias e credíveis".

Recorde-se que a França tem sido, ao longo da evolução do conflito, o grande bastião de Marrocos, nomeadamente a nível do Conselho de Segurança da ONU


Reino Unido

O Foreign Office acolheu com satisfação o anúncio da normalização das relações entre Marrocos e Israel e expressou o seu apoio aos esforços para se alcançarem soluções políticas através de negociações sobre a autodeterminação do povo palestino e dos habitantes do Sahara Ocidental.

Num comunicado do Foreign, Commonwealth & Development Office, o secretário de Estado dos Assuntos Exteriores, Hon Dominic Raab afirmou:

“Acolho com satisfação o anúncio da normalização das relações entre Marrocos e Israel, que consideramos um passo positivo entre dois parceiros próximos do Reino Unido.

O Reino Unido apoia os esforços para que sejam encontradas soluções políticas negociadas aceites por todos, que permitam a autodeterminação tanto do povo palestino como dos residentes do Sahara Ocidental. A nossa posição sobre a situação do Sahara Ocidental mantem-se sem alterações.”


Alemanha

Uma porta-voz do Ministério Federal de Relações Exteriores da Alemanha afirmou hoje que o seu país saúda "o anúncio da normalização das relações entre Marrocos e Israel através da mediação dos EUA. 

“A Alemanha considera que a aproximação entre Israel e os seus vizinhos árabes nos últimos meses também pode dar um novo impulso à resolução do conflito entre Israel e os palestinianos”. "Agora devemos aproveitar esta dinâmica" - disse. 

"A posição do governo federal sobre o conflito do Sahara Ocidental mantem-se sem alterações. Estamos comprometidos com uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável negociada pelas Nações Unidas", concluiu


Suécia

A Suecia acolhe com satisfação a normalização de relações entre Israel e Marrocos, após acordos similares entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e o Sudão. "A região do Médio Oriente e da África do Norte beneficiam da paz e das relações amistosas", anunciou al ministra de Exteriores de Suécia, Anna Linde. 

Linde afirmou que a posição da Suécia sobre o Sahara Ocidental se mantem sem alterações, que é a de seguir buscando uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável, que permita ao povo do Sahara Ocidental a sua autodeterminação, de acordo com o direito internacional. 

Sem comentários:

Enviar um comentário