sábado, 30 de janeiro de 2021

"The Economist": O regime marroquino recorre ao sexo, mentiras e falsidades para silenciar as vozes críticas

 



Numa crónica sobre Marrocos, a prestigiosa revista britânica “The Economist” denuncia que o regime marroquino usa sexo, mentiras e falsificação de evidências para silenciar vozes dissidentes.

“Quando um jornalista estrangeiro precisa de uma informação precisa, ou diplomatas querem falar sobre abusos dos direitos humanos em Marrocos, procuram geralmente Fouad Abdelmoumni . Sua especialidade é o microcrédito, mas ele é, também, um consistente crítico do makhzen, a real corte do país. Recentemente, os homens do rei Mohamed VI (na foto) tentaram fazer com que Abdelmoumni se calasse. Tiveram acesso a gravações dele fazendo sexo com a sua parceira. Em seguida, enviaram imagens para os telefones dos seus familiares” - diz o artigo.




Adianta o artigo do The Economist: “Abdelmoumni diz que dezenas de críticos do rei — de liberais a islâmicos — enfrentaram campanhas de difamação semelhantes. Desde 2019, o regime julgou e prendeu três jornalistas proeminentes por crimes sexuais, incluindo estupro. Os media escravizados ao makhzen saudaram-nas como vitórias do movimento #MeToo do país. Jornalistas independentes dizem que estão sendo intimidados pelo rei e pelos seus tribunais canguru. Várias mulheres que testemunharam contra os jornalistas disseram que suas declarações foram falsificadas. Pelo menos uma delas também foi presa."

“Jornalistas independentes dizem que estão sendo intimidados pelo rei e sua corte. Várias mulheres que testemunharam contra os jornalistas disseram que as suas declarações foram falsificadas ", argumenta a revista britânica.

Nesse sentido, “El Makhzen tem contado com também com as empresas anunciantes, causando o colapso da receita das publicações críticas. Os editores foram presos ou perseguidos no exterior. Pareceu haver algum alívio em 2016, quando as penas de prisão por violações jornalísticas foram abolidas. Agora, porém, o governo ameaça repórteres com crimes não relacionados com o seu trabalho ”, continua The Economist.




Além disso, a análise destaca que “observadores comparam a repressão existente com a de Hassan II, o pai implacável do atual rei. Outros fazem comparações com Zine el-Abidine Ben Ali, o ex-ditador tunisiano que usou revelações sexuais para manchar os seus críticos. "

“Em 2011, o rei prometeu traçar um‘ curso democrático ’para o Marrocos, mas ele continua a governar como se nada tivesse prometido. Os pronunciamentos reais, como sua recente decisão de estabelecer relações com Israel, não são questionados ”, acrescenta a revista especializada.

Sem comentários:

Enviar um comentário