quarta-feira, 30 de junho de 2021

"Com a rejeição de De Mistura para o cargo de Representante Pessoal do SG da ONU, Marrocos continua a perpetuar o impasse no Sahara Ocidental" afirma o representante da F. Polisario nas Nações Unidas

 


ECS - O Representante da Frente Polisario nas Nações Unidas, Sidi Mohamed Omar, denunciou que "Marrocos continua a perpetuar o impasse no processo político para uma solução do conflito do Sahara Ocidental, ao rejeitar oficialmente a última proposta do Secretário-Geral da ONU de nomear o diplomata italiano nascido na Suécia, Staffan De Mistura, como seu novo Enviado Pessoal para o Sahara Ocidental.

Falando à Agência de Imprensa Argelina (APS), Omar afirmou que "a posição habitual de Marrocos tem sido caracterizada por uma série de rejeições e vetos em relação a vários candidatos propostos pelas Nações Unidas às duas partes, a fim de nomear uma personalidade para este importante cargo".

O diplomata saharaui salientou também que "o Estado ocupante marroquino não só obstruiu a missão do Secretário-Geral de nomear um novo Enviado Pessoal para o Sahara Ocidental, como estabeleceu uma série de condições prévias que excluem arbitrariamente um grupo de Estados membros da ONU como os países escandinavos, a Austrália, a Holanda, a Suíça ou a Áustria.

A este respeito, o representante da Frente Polisario na ONU reiterou a "rejeição oficial e categórica da abordagem marroquina pela Frente Polisario", sublinhando a "necessidade de nomear um novo Enviado Pessoal que se caracterize pela sua credibilidade, independência, integridade e imparcialidade".

Fonte: ECS

Sem comentários:

Enviar um comentário