sexta-feira, 25 de junho de 2021

União Europeia doa 9 milhões de euros ao Programa Alimentar Mundial para o povo saharaui



Bruxelas (ECS). - A Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) anunciou ontem o financiamento humanitário de 9 milhões de euros para apoiar as necessidades humanitárias nos campos de refugiados saharauis.

A Comissão Europeia atribuirá cerca de 9 milhões de euros aos refugiados sarauís, principalmente para combater a subnutrição, o fornecimento de água potável e assistência no acesso a cuidados médicos e educação nos campos de refugiados saharauis.

No comunicado, Janez Lenarcic, Comissário Europeu para a Gestão de Crises, afirmou que milhares de refugiados, migrantes e requerentes de asilo, bem como pessoas deslocadas internamente, retornados e populações de acolhimento, estão a necessitar urgentemente de assistência humanitária no Norte de África e isto inclui a crise dos refugiados saharauis na Argélia, onde quase 80% destes refugiados continuam dependentes da ajuda humanitária para obter o seu consumo mínimo diário de alimentos.

A declaração da Comissão Europeia sublinha que o conflito de quatro décadas no Sahara Ocidental levou milhares de refugiados saharauis a dependerem da ajuda humanitária. 

Desde 1993, a União Europeia forneceu cerca de 268 milhões de euros em ajuda humanitária aos campos de refugiados saharauis, chamando-lhe uma "crise esquecida".

Sem comentários:

Enviar um comentário