quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Marrocos controla cerca de 20% do espaço aéreo do Sahara Ocidental

 

Avião preparando a aterragem nos territórios ocupados do Sahara Ocidental.
 
lin Judy/Flickr

O regime alauíta tem vindo a alargar o seu controlo sobre o espaço aéreo gerido a partir das ilhas Canárias através de decisões unilaterais.


El Independiente 25-12-2024 | No meio de conversações secretas entre o governo espanhol e a monarquia marroquina sobre a cessão do espaço aéreo do Sahara Ocidental, a realidade começou a sofrer mutações devido às acções unilaterais empreendidas por Rabat. Fontes fidedignas admitem ao El Independiente que entre 15 e 20% do espaço aéreo da antiga colónia espanhola, gerido a partir das Ilhas Canárias, é agora efetivamente controlado pelo regime alauíta.

As autoridades marroquinas recorreram ao estabelecimento de zonas de exclusão aérea para alegados exercícios militares, como a prática de tiro ao alvo, que têm vindo a depredar o espaço e a modificar os mapas que reconhecem a gestão espanhola do espaço saharaui ao abrigo do direito internacional e o estatuto de território não autónomo pendente de descolonização. Após 48 anos de ocupação do território, os céus do Sahara Ocidental continuam a ser controlados a partir das Ilhas Canárias, tal como estabelecido no mapa da Organização da Aviação Civil Internacional, uma agência da ONU que supervisiona a aviação civil internacional.

Leia todo o artigo AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário