quinta-feira, 17 de abril de 2025

“A posição da ONU sobre o direito do povo saharaui à autodeterminação é a melhor resposta à propaganda marroquina” (Representante da Frente Polisario na ONU)

Sidi Mohamed Omar

Nova Iorque (Nações Unidas), 15 de abril de 2025 (SPS) - O membro do Secretariado Nacional, Representante da Frente POLISARIO na ONU e Coordenador da MINURSO, Dr. Sidi Mohamed Omar, sublinha que “a sessão de consulta realizada na segunda-feira pelo Conselho de Segurança sobre a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) é uma demonstração clara da presença do conflito do Sahara Ocidental na agenda das Nações Unidas, em resposta à propaganda marroquina”.

Em entrevista ao canal nacional de televisão argelino, o diplomata saharaui chamou a atenção dos telespectadores para a propaganda promovida pelo Estado de ocupação marroquino para fazer crer à opinião pública nacional marroquina que o caso do conflito do Sahara Ocidental está “encerrado” ao nível da ONU, após a administração norte-americana ter reafirmado a sua posição de apoio à política expansionista de Marrocos, que contradiz a Carta da ONU”.

O Dr. Sidi Mohamed Omar declarou que “a realização da sessão de consulta pelos membros do Conselho de Segurança, entre os quais os Estados Unidos, assim como as posições expressas por vários membros do Conselho, que sublinharam a necessidade de se chegar a uma solução pacífica, justa e duradoura que garanta a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental, constitui uma resposta clara e enérgica às posições recentemente expressas pelos governos francês e norte-americano, assim como à propaganda do Estado de ocupação marroquino”.

No final das suas declarações, o representante da Frente Polisario junto das Nações Unidas e coordenador da MINURSO sublinhou que “a questão da descolonização do Sahara Ocidental não está e não estará ‘fechada’ enquanto o povo saharaui não beneficiar do seu legítimo direito inalienável, inegociável e imprescritível à autodeterminação e à independência”. (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário