Universidade de Compostela (Galiza), 24 de abril de 2025 (SPS) - Durante dois dias, ontem quarta-feira e hoje quinta-feira, a Universidade de Santiago de Compostela acolheu um ciclo de conferências sobre a causa saharaui, intitulado “O conflito do Sahara Ocidental: perspectivas jurídicas e geopolíticas num contexto internacional em mudança”, organizado pelo Centro de Estudos sobre o Sahara Ocidental (CESO) e pelo Centro de Investigação da Universidade de Tifariti (CIUT).
Na abertura da conferência, o Professor de Direito Constitucional e Presidente do CESO, Dr. Carlos Ruiz Miguel, sublinhou “a importância dos espaços académicos para continuar a refletir e a compreender as diferentes variáveis envolvidas no conflito do Sahara Ocidental”.
Por seu lado, o reitor da Universidade de Tifariti, Mulay Emhamed Brahim, sublinhou “a necessidade de aceder a esses espaços académicos e de aproximar a causa saharaui tanto da comunidade de investigadores como do corpo estudantil em geral”.
O primeiro dia da conferência contou com quatro apresentações sobre diferentes temas: "A questão saharaui e a situação política atual no Médio Oriente: diferenças, semelhanças e interferências", pelo Dr. Slimane Araj, reitor da Faculdade de Ciência Política da Universidade de Argel III; “As relações de Marrocos com Israel: repercussões na causa saharaui”, pelo Dr. Abderrahman Taleb Omar, professor da Universidade Pública de Navarra; “O impacto do conflito do Sahara Ocidental na (in)estabilidade do Magrebe”, pelo Dr. Souadou Lagdaf, professor da Universidade de Catânia; e “A Questão Saharaui na América Latina: O Caso do México”, apresentado pela Dra. Arcelia Flores Castro, professora da Universidade Nacional Autónoma do México.
O segundo dia foi aberto com uma apresentação do Dr. Ruiz Miguel, que apresentou o artigo "O contributo da UE para a resolução do conflito do Sahara Ocidental: as decisões do TJUE como estrutura para a legalidade internacional das atividades económicas no Sahara Ocidental".
De seguida, Isabel Lourenço, investigadora do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP), apresentou: "As administrações norte-americana e marroquina em relação ao conflito do Sahara Ocidental".
Por fim, o investigador do CEAUP Jorge Teixeira encerrou a conferência com a sua apresentação: "O Sahara Ocidental na documentação da ONU: a mudança de terminologia influencia a perceção pública do conflito?"
Após as apresentações, tanto os académicos como os estudantes aproveitaram a oportunidade para discutir os temas abordados nas diversas apresentações. (SPS)

Sem comentários:
Enviar um comentário