sábado, 4 de dezembro de 2010

Autoridades marroquinas prendem activista saharaui pela sua participação nos acontecimentos de Gdeim Izik


Sidi Mohamed Lagdaf El Alaui e Toubali Aabdoalah

Toubali Aabdoalah, membro do Comité de diálogo que representava os civis saharauis do acampamento de protesto de Gdeim Izik, às portas de El Aiun, e que foi brutalmente desmantelado por forças do exército e da polícia marroquina no passado dia 8 de Novembro, foi preso na noite de 5.ª feira. — informa a Comissão Executiva de Defensores saharauis de Direitos Humanos (CODESA).

Segundo o comunicado daquela organização, a detenção de Abdoalah Toubali, “teve lugar perto da avenida Askikima, no bairro de Ezzamla, em El Aiún, e deveu-se ao facto de ele ser membro da Comissão que negociava as reivindicações dos saharauis do acampamento de protesto que começou a ser erguido no dia 10 de Outubro de 2010. A ordem de detenção foi emitida a 9 de Novembro de 2010 pelo procurador do Tribunal de Apelação da cidade e de que constavam outros 7 jovens saharauis, membros do referido Comité: Elmousaui Sidi Ahmed, Alhosain Azaoui, Sidi Brahim Babait, Baba Elbakay, Mohammed Bourial e Ettalmidi Sidi Ahmed”.

A CODESA informa ainda que o “jovem saharaui Sidi Mohamed Lagdaf El Alaui, foi enviado para a prisão negra de El Aiún. O jovem encontrava-se detido no hospital militar desde o dia 24 de Outubro de 2010 depois de ter sido ferido à bala pelo exército de Marrocos muito perto do acampamento de Gdeim Izik. Na altura, Sidi Alaui encontrava-se numa viatura, juntamente com outros três jovens, quando foram atacados, tendo-se produzido então a morte de Nagym Garhy, de 14 anos. O irmão do jovem assassinado e os seus companheiros Alaoui Salek e Hemdaiti Abay Ahmed Hammadi encontram-se encarcerados na prisão negra desde o passado dia 29 de Outubro de 2010″.

Sem comentários:

Enviar um comentário