sábado, 11 de dezembro de 2010

Próxima reunião informal Frente Polisario-Marrocos realiza-se de 16 a 18 de Dezembro


Christopher Ross

A próxima reunião informal sobre Sahara Ocidental entre a Frente Polisario-Marrocos realiza-se de 16 a 18 de Dezembro em Manhasset (Nova Iorque) sob a égide das Nações, informou ontem o porta-voz do Secretário-geral da ONU.

"As reuniões são promovidas a convite do Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, no quadro do mandato concedido pelo Conselho de Segurança para as negociações levadas a cabo pela ONU", afirmou.

Esta quarta ronda informal realiza-se sob os auspícios de Christopher Ross, na presença de delegações das duas partes e dos representantes da Argélia e Mauritânia, países observadores.

A terceira ronda informal teve lugar nos passados 8 e 9 de Novembro no decorrer da qual as partes acordaram “em voltar a reunir-se no mês de Dezembro assim como no início do próximo ano a fim de prosseguir, segundo abordagens inovadoras, o processo de negociações pedido pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU ''.

As partes concordaram ''retomar sem demora as visitas familiares por avião na base de uma aplicação estrita do plano de acção aprovado em 2004'', informou o embaixador Ross no termo da reunião informal anterior, acrescentando que as partes aceitaram igualmente em 'acelerar a inauguração de visitas por via terrestre.

''Foi também igualmente previsto as partes se reunirem em breve em Genebra com o Alto Comissariado para os Refugiados ''a fim de rever a aplicação do plano de acção na sua totalidade e avançar na concretização de visitas por via terrestre’’, acrescentou o Enviado Pessoal de Ban Ki Moon.
Despacho da (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário