Trinidad Jimenez avistar-se-à com a Secretária de Estado Hillary Clinton
A Frente Polisario acusou hoje a Espanha de apoiar Marrocos, que se opõe à independência do Sahara Ocidental, afirmou em declaração enviada à AFP Salem Ould Salek, responsável pela diplomacia do movimento independentista saharaui.
A ministra espanhola dos Negócios Estrangeiros, Trinidad Jiménez, oferecera segunda-feira a ajuda de Espanha para resolver o conflito no Sahara Ocidental.
Para Ould Salek, "a ministra dos Negócios Estrangeiros tem multiplicado as declarações relativas ao Sahara Ocidental, as quais demonstram com clareza que o seu país tem deixado totalmente de lado a defesa da legalidade internacional, colocando-se ao lado da defesa da tese do ocupante marroquino".
"Dizer que o referendo de autodeterminação é algo de superado ou difícil de concretizar é adoptar integralmente a tese de Marrocos, que só quer confiscar o direito do povo saharaui a dispor de si próprio, determinando em seu lugar o seu futuro", salientou.
Para Ould Salek, sendo "a potência colonial administradora" do Sahara Ocidental, Espanha "é responsável pelo drama que vive o povo saharaui desde 1975", quando foi anexado por Marrocos.
Após reunir-se com o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon, e o seu enviado Pessoal para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, em Nova Iorque, a ministra Trinidad Jiménez afirmou que "Espanha está preparada para aportar a sua ajuda à ONU e às duas partes para chegar a um entendimento justo e duradouro".
"É um conflito difícil que persiste há anos. Há que encontrar a maneira de o resolver", acrescentou Jiménez.
(AFP)
Sem comentários:
Enviar um comentário