quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Intercâmbio de visitas entre famílias saharauis separadas pelo muro da vergonha será reatado na 6.ª feira


Será reiniciado na próxima 6.ª Feira o intercâmbio de visitas entre famílias saharauis dos dois lados do muro de vergonha construído pela ocupação ilegal marroquina, que se estende por cerca de 2700 km, e que divide em duas partes o Sahara Ocidental e o seu povo, informou hoje o departamento do Coordenador saharaui junto da MINURSO.

Esta operação de intercâmbio de visitas entre famílias saharauis separadas tem a supervisão do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

A mesma fonte, recordou que o enviado especial da ONU para o Sahara Ocidental, Chirstopher Ross, informou no termo da última ronda de conversações informais que a Frente Polisario e Marrocos acordaram reatar o programa de intercâmbio de visitas entre as famílias saharauis separadas e que, em princípios de Fevereiro, se voltarão a reunir para debater o resto do programa de construção de medidas de confiança apresentado pelo Alto Comissariado da ONU para os refugiados, chefiado por António Guterres, que inclui também visitas por via terrestre.

Após 10 meses de bloqueio, as visitas reiniciar-se-ão na próxima 6.ª Feira entre a wilaya de Smara nos acampamentos de refugiados saharauis e El Aiún, capital ocupada do Sahara Ocidental.

As visitas entre famílias saharauis divididas pela ocupação marroquina do seu território tiveram início a 5 de Março de 2004, fazendo parte das chamadas medidas de confiança.

Desde essa data, puderam beneficiar destes intercâmbios de visitas supervisionados pelo ACNUR um total de 10.500 saharauis, enquanto cerca de outros 31.000 continuam em lista de espera. (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário