O sub-secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Alistair Burt, declarou sexta-feira, no decurso da sua intervenção na Câmara dos Comuns num debate sobre o Sahara Ocidental, que o governo do seu país "apoia plenamente" o direito inalienável do povo saharaui à autodeterminação.
"O Reino Unido apoia plenamente o direito do povo saharaui à autodeterminação e saúda os esforços do enviado pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, com via a encorajar as partes a empenhar-se num diálogo sem condições prévias", afirmou Alistair Burt
"O governo (britânico) adopta a posição do Conselho de Segurança da ONU, apelando a uma solução política justa, duradoira e mutuamente aceitável que preveja a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental", acrescentou.
"A ausência de uma resolução para o conflito do Sahara Ocidental impede a integração regional e a cooperação em muitos domínios ", referiu o responsável britânico.
O Governo do Reino Unido apoia a ideia de um mecanismo independente de verificação da situação dos direitos humanos, afirmou Burt, que insistiu que sem um mecanismo independente raramente é possível dar seguimento as denúncias de violações de direitos humanos.
O Reino Unido continuará a garantir que os directos humanos e a dimensão humana do conflito permaneçam no centro do debate, inclusive durante as conversações sobre o mandato da MINURSO (Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental) no próximo mês de Abril, referi Alistair Burt.
Sem comentários:
Enviar um comentário