domingo, 27 de fevereiro de 2011

Ano de ''oportunidade'' para os saharauis elaborarem estratégias para atingirem o seu objectivo – afirma M. Abdelaziz, presidente da RASD e SG da Frente Polisario


O ano de 2011, que será o ano da realização do 13.º congresso da Frente Polisario, dará a "oportunidade" ao povo saharaui de elaborar ideias e estratégias com vista a atingir o seu objectivo sagrado, afirmou hoje na localidade libertada de Tifariti, o Presidente da RASD, Mohamed Abdelaziz.

Mohamed Abdelaziz intervinha na abertura das festividades que marcam o 35.º aniversário da proclamação da República Árabe Saharaui Democrática (RASD).

"Hoje, o povo saharaui está confrontado com múltiplos desafios e enfrenta tarefas difíceis, sendo a continuação Intifada talvez a mais importante," acrescentou.

"Em todos os casos, os horizontes são abertos e promissores para enfrentar estes desafios", garantida que está a unidade do povo saharaui, o qual está preparado para todos os sacrifícios - sublinhou.

"As mudanças que hoje vive o mundo não significam outra coisa que a inevitável aspirações dos povos à liberdade e à emancipação". Esta cadeia de mudanças "não faz mais que consolidar a confiança nas nossas opções nacionais ". Abdelaziz sublinhou ainda que, fruto destas revoltas, ficou patente que a "resistência é "legítima" e "conduzirá inevitavelmente ao seu objectivo".

"É impossível garantir a estabilidade no Reino de Marrocos e da região, sem resolver o conflito do Sahara Ocidental em bases claras e transparentes que consolidem a democracia e o respeito pelos direitos humanos e dos povos", afirmou.

Mohamed Abdelaziz reiterou o pedido à ONU de "respeitar, sem mais delongas, os seus compromissos com a descolonização do Sahara Ocidental e proteger os cidadãos saharauis dos territórios ocupados face à repressão, às prisões e ao sequestro praticado pelas autoridades marroquinas".

Reiterou o "alargamento" do mandato da MINURSO, para que se consiga a protecção dos direitos humanos, acompanhar e informar sobre a sua situação."

Congratulando-se com a revolta pacífica nos territórios saharauis ocupados, o Presidente da RASD apelou à libertação dos mais de 200 presos saharauis detidos após o desmantelamento do acampamento de Gdeim Izik, no dia 8 de Novembro.

Pediu igualmente "que seja levantado o segredo sobre o desaparecimento de mais de 651 saharauis”.

Abdelaziz exortou a União Europeia a "proteger os recursos naturais do povo saharaui do saque intensivo praticado pelas autoridades de ocupação", convidando a EU a não assinar qualquer acordo com o Reino de Marrocos que abranja o território e as águas saharauis.

Várias delegações estrangeiras participaram de festividades que marcam o 35 º aniversário da proclamação da RASD, incluindo, entre outros, deputados e embaixadores de Cuba, Venezuela, Espanha, México, Colômbia e Brasil, líderes da União Africana, África do Sul, Guiné-Bissau, Nigéria e Vietname, assim como parlamentares, dirigentes de partidos políticos e ONGs da Argélia, França, Dinamarca e Alemanha.

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário