segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Fim-de-semana de gala para a música saharaui. Atuações de Mariem Hassan e Aziza Brahim em Madrid

Mariem Hassan, concerto no Espaço Ronda

Aziza Brahim atutou na Sala Galileo Galilei

Fim-de-semana de gala para a música saharaui, com a presença em Madrid, por duas noites consecutivas, de duas das grandes damas da canção saharaui: Mariem Hassan e Aziza Brahim.
2012 é, sem dúvida, um dos melhores anos na carreira profissional de ambas. As duas apresentaram os seus novos discos, com os quais estão a ter um enorme êxito. Mariem apresentou antes do verão o seu álbum “El Aaiún egdat” (Arde El Aaiun), que está há quatro meses no Top Ten das Estatísticas Europeias da World Music, onde, durante dois meses seguidos, ocupou o nº 1. Mariem tem uma nova banda composta pelos músicos Vadiya Mint El Hanevi: tebal, coros, palmas, ‘agarits’; Luís Giménez: guitarra elétrica, ‘mbira’, harmónica; Hugo Westerdahl: baixo; Gabriel Flores: saxofone, flautas, harpa de boca, ‘calabaza’. Como novidade, a guitarra de Luis Giménez se parece muito com o estilo e a sonoridade das afinações dos guitarristas saharauis e as intervenções do mexicano Gabriel Flores vieram dar um novo ar à música de Mariem. Canções compostas com alguns dos mais destacados poetas saharauis em “hassania”, que se referem à primavera árabe, ao acampamento de Gdeim Izik, à Intifada em El Aaiun, ou à sua reivindicação de ser saharaui.





Aziza, por seu lado, editou o seu novo álbum Mabruk, um disco de fusão, que combina música saharaui, africana e ritmos latinos. Várias das suas canções são poemas musicados da sua avó, Ljadra Mint Mabruk, conhecida como a poetisa da espingarda entre os seus compatriotas. A sua participação como atriz e autora da banda sonora da película Wilaya levaram-na a vários festivais internacionais de cinema e a ganhar a “Viznaga de Plata” do Festival de Cinema de Málaga.
Os concertos das duas cantoras saharauis levaram o Sahara aos principais meios de comunicação espanhóis. Jornais como o El País, ABC, o telejornal do canal 1 e vários programas da Rádio Nacional de Espanha fizeram entrevistas ou editaram reportagens com as duas artistas.
Mariem atuou na sexta-feira no Mariem Hassan  onde ofereceu uma viagem pelos temas do seu novo disco. Depois de visitar a Suíça e a Finlândia, esperam-na novos concertos em Salamanca, e um Festival de música no Senegal.
Aziza, que foi apresentada pelo jornalista Fernando Iñiguez, regalou o público com um concerto muito aclamado na conhecida Sala Galileo Galilei, com a sua banda completa, Gonzalo Ordás Tascón, Badra Abdallahe, Jesús Escribano, Juan Rivas, Javier Otero e Raúl Valdezate. Contou além disso com as colaborações especiais do rap saharaui Yslem Filho do Deserto, a cantora hispano-saharaui Suilma Aali, o percursionista Nico Roca e o grande guitarrista saharaui Fuku. A banda atuou muito compacta e forte, acompanhando com linda sonoridade a melancólica e cálida voz de Aziza.
Os saharauis dão, assim, uma nova demonstração da importância da frente cultural na luta pela libertação da sua terra.
  
*Fonte: Poemario por un Sahara Libre
*Fotos: Bahia Awah, Serly Vigara e Angela Carrillo.

Sem comentários:

Enviar um comentário