segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Um milhar de magistrados pede em Marrocos «Justiça sem corrupção»


Entre 800 e 1.000 magistrados manifestaram-se sábado em Rabat para pedir uma administração da Justiça sem corrupção. «A nova Constituição estipula que a Justiça é um poder independente, mas desde que foi aprovada não houve nenhuma mudança. Exigimos a aplicação real da Constituição e o fim da relação de dependência face ao Ministério da Justiça», afirmou Anas Ait Ben Kadur, porta-voz da Ordem de Magistrados de Marrocos» à agência Efe.

É a primeira vez que Marrocos é palco de um protesto deste tipo desde que há quase dois anos tiveram início os protestos da Primavera Árabe.

«Justiça sem corrupção» ou «Reclamamos a independência do poder Judicial» era o texto de algumas das pancartas que se podiam ver na manifestação, informa a agência France Presse.

Efetivamente, o reino alauita conta desde há quinze meses com uma nova Constituição aprovada de forma  maioritária em referendo pelos cidadãos na qual se fala da separação de poderes. As queixas sobre a interdependência do Legislativo, Executivo e do Judicial, à sombra da instituição monárquica continuam, porém, na ordem do dia.

O rei Mohamed VI nomeou em maio uma ‘alta instância’ para adequar a Justiça à nova Constituição. Ben Kadur, porém, queixou-se de que a Ordem, que representa 3.000 dos 3.700 magistrados do país, não está representada nessa instância.

Diário ABC

Sem comentários:

Enviar um comentário