sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Ross prossegue reuniões e visita território libertado do Sahara Ocidental

Ross reuniu com Mohamed Lamin Albuhali,
ministro de Defesa da República Saharaui

 O Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, manifestou estar satisfeito pela visita realizada à capital saharaui ocupada de El Aaiún, segundo declarações publicadas  no website da Missão das Nações Unidas para o Referendo do Sahara Ocidental (MINURSO).

Christopher Ross prosseguiu hoje a ronda de reuniões em El Aaiún com personalidades pro-marroquinas da sociedade civil, e viajou a Tifariti, em território saharaui controlado pela Frente Polisario.

Segundo despacho da EFE, Mohamed Talib, membro do Conselho Real Consultivo sobre o Sahara (CORCAS), terá confidenciado ao correspondente da agência noticiosa espanhola que Ross reuniria esta tarde com Azaa Selami, presidenta da Liga Marroquina de Proteção da Infância, e com Maa Ainain Larabas, presidente da secção de El Aaiún do Conselho de Ulemas, entre outros.

Durante a visita que realizou à localidade de Tifariti, Ross foi recebido pelo ministro saharaui da Defesa, Mohamed Lamin Albuhali, e reuniu também com representantes civis e militares.

Segundo ainda a EFE, após a sua estadia em Tifariti, e antes de regressar a El Aaiún, Ross deslocou-se a Mahbes, localidade controlada por Marrocos, do outro lado do muro militar que divide as duas zonas.

Está previsto que amanhã, sábado, pela tarde, o diplomata norte-americano e a sua comitiva viagem num avião para Tindouf, na Argélia, onde se encontram os acampamentos de refugiados saharauis, onde estará até ao próximo día 6.

Sem comentários:

Enviar um comentário