segunda-feira, 22 de julho de 2013

13 membros do CORCAS do Sahara ocupado pedem ao Estado marroquino uma nova solução para o conflito em consonância com a ONU

Khallihenna Ould Errachid, designado pelo rei de Marrocos Presidente do CORCAS, foi fundador do Partido da Unidade Nacional Saharaui (PUNS) em 1974, instrumento político apoiado pela Espanha para combater a implantação da F. POLISARIO. Em 1975 fugiu para Marrocos com os fundos do partido... 

13 membros do denominado CORCAS (Conselho Real Consultivo para os Assuntos do Sahara) pediram ao Estado marroquino uma nova solução para o conflito do Sahara Ocidental em consonância com a ONU.

Segundo fontes de alto nível dentro do denominado CORCAS, 13 membros permanentes do CORCAS declararam fracassado o pretendido plano de autonomia marroquino apresentado para a solução da ocupação marroquina do território do Sahara Ocidental. Os treze membros do CORCAS estimam, segundo o que dizem ser a sua experiência e o contacto político com a população nas zonas ocupadas do Sahara Ocidental, ter constatado que a proposta apresentada não é uma solução realista nem racional.

Segundo as mesmas fontes, o grupo exigiu ao Estado marroquino a procura urgente de uma nova solução em conformidade com as resoluções da ONU e que responda às aspirações dos saharauis, no plano político, económico e social.


*Fonte: Info Radio Maizirat, El Aaiun

Sem comentários:

Enviar um comentário