segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Polisario “lamenta” profundamente as posições do Governo espanhol alinhadas com as posturas expansionistas e coloniais marroquinas

Mohamed Abdelaziz, SG da F. Polisario e
Presidente da República Saharaui

O Secretariado Nacional da Frente Polisario, em comunicado divulgado ontem, domingo, após a sua sexta sessão ordinária, lamentou as posições do Governo espanhol alinhadas com as posturas expansionistas e coloniais marroquinas.

A 6ª sessão do SN, presidida por Mohamed Abdelaziz, Presidente da República e Secretário-Geral da FP exigiu a “Espanha que assuma com coragem as suas responsabilidades históricas, jurídicas e éticas para pôr fim à tragedia que causou ao povo saharaui desde o ano de 1975 e apoie explicitamente os esforços de uma solução justa, que garanta o direito do povo saharaui à liberdade e à independência”, indica o comunicado.

O Secretariado Nacional da FP manifesta a sua severa condenação e denúncia das políticas de estado de sítio,  intimidação e brutal repressão levada a cabo pela ocupação marroquina  contra defensores e ativistas   dos direitos humanos e civis saharauis. O SN da FP reclama das Nações Unidas que assumam toda a responsabilidade para proteger cidadãos que pertencem a um território que se encontra sob a responsabilidade da ONU, e que aguarda um processo de descolonização.

Nesse sentido, o SN da Frente Polisario destaca, uma vez mais, a  urgente necessidade do estabelecimento de um mecanismo da ONU que  permita  à MINURSO  proteger, supervisionar e monitorizar os direitos humanos no Sahara Ocidental e deles prestar informação, manifestando a sua solidariedade e apoio a todos os presos políticos saharauis e suas famílias,  exigindo  a sua liberdade incondicional  e a revelação do paradeiro  de mais de 651 desaparecidos saharauis  pelo Estado marroquino, desde  a sua  invasão do Sahara Ocidental em 31 de outubro de 1975.

O SN da Frente Polisario manifesta o seu apoio aos esforços das Nações Unidas no processo de descolonização do Sahara Ocidental, e renova a sua disposição de continuar a cooperar de forma construtiva com Christopher Ross, Enviado Pessoal do Secretário-geral das Nações Unidas para acelerar a aplicação das resoluções do Conselho de Segurança.

O comunicado do SN condena ainda a exploração irracional e o saque sistemático dos recursos naturais saharauis e repudia qualquer acordo pesqueiro subscrito entre a UE e Marrocos que inclua a exploração do banco pesqueiro saharaui, por se considerar uma violação flagrante do direito internacional; por contradizer os princípios e ideais em que foi estabelecida a União Europeia e por constituir uma obstrução aos esforços de uma solução pacífica para o conflito, o que dificulta a integração do Magrebe Árabe e a cooperação Euro-Magrebina.

O SN da F. Polisario advertiu ainda para as graves consequências causadas pelo crescente fluxo de drogas a partir de Marrocos, o maior produtor e exportador de cannabis do mundo, e a relação estreita e crescente entre este perigoso mal e os bandos do crime organizado e grupos terroristas, o que supõe uma ameaça direta à segurança e estabilidade da região.


SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário