segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Ativistas saharauis dos DDHH impedidos de assistir a julgamento no sul de Marrocos


As autoridades de ocupação marroquinas impediram a delegação de defensores saharauis de direitos humanos e ativistas da Catalunha de assistir ao julgamento dos presos políticos saharauis que foram detidos nos últimos protestos na cidade de Guelmim, no sul de Marrocos.

Em redor do tribunal, desde as primeiras horas da manhã, foi colocado um cerco policial, com elementos uniformizados e outros à paisana, com a intenção de impedir a entrada aos cidadãos e ativistas saharauis.

A delegação saharaui pediu explicações às autoridades marroquinas sobre as razões do impedimento de entrada a este julgamento e a falta de condições para um julgamento justo aos presos, mas as autoridades marroquinas negaram-se a responder à delegação. A verdadeira intenção é julgar os presos saharauis como delinquentes e desordeiros e não como presos políticos. As forças de ocupação, a polícia e os serviços secretos marroquinos gravaram em vídeo todos os movimentos dos saharauis e o seu protesto contra o impedimento de assistirem ao julgamento.

Os presos políticos saharauis foram detidos após uma manifestação pacífica organizada pelos militantes saharauis na Cidade de Guelmim, no sul de Marrocos, durante este mês de agosto quando entraram com confrontos com os «jagunços» marroquinos que atuavam sob as ordens das autoridades.
Os presos são os seguintes:
  • 1. Daoudi Omar
  • 2. Daoudi Taha
  • 3. Babiya Dahdach
  • 4. Omar Laauisi
  • 5. Mustafa Bouhcine
  • 6. Hamza Bazi (menor de 17 anos de idade)
Os assistentes ao julgamento são os seguintes:
Dois ativistas Catalães
Ativistas saharauis de direitos humanos :
Brahim Dahan: Presidente da ASVDH
Dah Mustafa(Dafa): Membro da ASVDH
Mohammed Saleh Dailal : Membro do CODAPSO
Galia Jomani : Membro da ASVDH
Salek Bazid : Ativista saharaui
Mbairkat Lahbib : Membro da Coordenadora Agdaim Lzik
Said Amaidan : Membro da Equipa Mediática


Fonte: Equipa Mediático - Territórios Ocupados Sahara Ocidental

Sem comentários:

Enviar um comentário