quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Primeiro-ministro saharaui convida Ban Ki-moon a visitar a região para pôr fim ao statu quo

O primeiro-ministro saharaui, Abdelkader Taleb Omar, apela ...

O primeiro-ministro saharaui, Abdelkader Taleb Omar, convidou hoje o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, a visitar a região “para por fim ao statu quo” na questão saharaui.

“Convidamos uma vez mais o SG da ONU a visitar a região para redinamizar os esforços para por fim ao conflito no Sahara Ocidental, de acordo com a legalidade internacional”, afirmou Taleb Omar durante uma conferência de imprensa realizada na capital argelina.

Esta visita permitiria a Ban Ki-moon “comprovar a realidade da colonização marroquina no Sahara Ocidental e a situação dramática em que vivem os saharauis nos territórios ocupados”, acrescentou.

Taleb Omar instou a comunidade internacional a assumir as suas responsabilidades na solução do conflito do Sahara Ocidental “permitindo ao povo saharaui exercer o seu direito inalienável à autodeterminação, em conformidade com as resoluções da ONU”.
 
... a Ban Ki-moon, SG da ONU

Para o presidente do Governo da RASD, uma visita do secretário-geral da ONU à região “permitirá a aplicação efetiva das resoluções da ONU que pedem um referendo sobre a autodeterminação nos territórios saharauis”. “Também diminuirá o bloqueio informativo imposto sobre a questão saharaui pelas autoridades de ocupação marroquinas que obstinadamente se negam a cumprir a legalidade internacional na questão do Sahara Ocidental”, acrescentou.

O primeiro-ministro saharaui expressou ainda a sua deceção pela “demora” no estabelecimento de um mecanismo de vigilância e proteção dos direitos humanos no Sahara Ocidental por parte do Conselho de Segurança da ONU.


SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário