quarta-feira, 11 de setembro de 2013

“A semente da Verdade”


Este vídeo acompanha o livro "Meheris: la esperanza posible" que relata os achados de uma equipa de pesquisa forense e laboratorial genética da Universidade do País Basco, sobre um caso de pessoas desaparecidas em Fadret Leguiaa saharaui, perto de Amgala e Mehiris, em fevereiro de 1976.

Esse é o resultado de uma ampla investigação que começou com a realização de um estudo sobre a problemática geral das violações de direitos humanos no Sahara Ocidental, publicado em 2012 pelo Instituto Hegoa da Universidade do País Basco, sob o título “El Oasis de la Memoria: Memoria histórica y violaciones de Derechos Humanos en el Sáhara Occidental”, e que teve continuidade na investigação de alguns casos de pessoas detidas e desaparecidas nessa época.


Inclui uma reconstrução do caso com base nos testemunhos dos familiares dos desaparecidos e de testemunhas oculares. O estudo antropológico e genética forense. Assim como a base legal para a exumação e procura dos desaparecidos no Sahara Ocidental. Os resultados apontam tanto para a veracidade dos factos como para o apoio às demandas das famílias de do reconhecimento das vítimas, justiça e reparação. O respeito pelos direitos humanos é a base da solução política para o conflito do Sahara, incluindo o direito à verdade e dor das famílias das mais de 400 pessoas ainda desaparecidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário