quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Presidente do Parlamento Saharaui apela ao Parlamento Europeu para que não aprove acordo de pesca EU-Marrocos por incluir as águas saharauis


O Presidente do Conselho Nacional Saharaui (CNS) – o Parlamento Saharaui -, Jatri Aduh, lançou um apelo ao Parlamento Europeu para que rejeite o Acordo de Pesca entre a União Europeia e Marrocos por incluir as águas territoriais do Sahara Ocidental ocupado. A votação terá lugar no próximo dia 10 de dezembro.

Em entrevista à Radio Argélia Internacional, o Presidente do Parlamento Saharaui, que festeja o 38º aniversário da sua criação, afirmou que a aprovação do referido acordo “prolongaria a ocupação marroquina e, portanto, o sofrimento do povo saharaui”.

Jatri Aduh recordou que em 2011 o Parlamento Europeu adotou uma posição coerente com a legalidade internacional ao rejeitar a renovação do anterior acordo por considerar que o mesmo violava o direito internacional.

“Não estamos contra um acordo de pesca com Marrocos, desde que não inclua as águas do Sahara Ocidental. Ninguém reconhece a soberania marroquina sobre o Sahara Ocidental que continua a ser, de acordo com o direito internacional, um território não autónomo”, afirmou.


Jatri Aduh: "Enquanto o povo saharaui não exercer o seu direito à autodeterminação, 
a presença marroquina no território é uma ocupação”

O dirigente saharaui sublinhou que a “Europa deve ajudar na procura de uma solução pacífica e justa do conflito no marco da legalidade internacional e das resoluções das Nações Unidas”.

SPS


Sem comentários:

Enviar um comentário