quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Raül Romeva: Instamos o Parlamento Europeu a rejeitar este acordo, que é uma nódoa nas políticas externas e pesqueiras da UE

 

O vicepresidente dos Verdes /Aliança Livre Europeia, membro da Comissão de Pesca e defensor dos direitos humanos instou hoje, quarta-feira, o Parlamento Europeu a rejeitar o Acordo de Pesca UE-Marrocos, que qualificou de “nódoa nas políticas externas e pesqueiras da EU”.

 A Comissão de Pesca do Parlamento Europeu votou hoje a favor de um novo acordo de pesca entre a UE e Marrocos. Os Verdes criticaram a votação e o acordo, que dá uma vez mais à UE o direito a pescar em águas do Sahara Ocidental apesar do governo de Marrocos não ter direito a comercializar os recursos do Sahara Ocidental (1) na base do direito internacional.



"Ao aprovar este acordo, os deputados da Comissão de Pesca votaram hoje pelo ignorar do direito internacional. O acordo de pesca UE-Marrocos é o episódio mais vergonhoso da política pesqueira neo-colonial da UE", denunciou Raül Romeva.

Segundo o acordo, o governo marroquino outorga direitos de pesca à frota pesqueira da UE para pescar nas águas do Sahara Ocidental, "onde não tem o direito de o fazer ", acrescentou vicepresidente dos Verdes /Aliança Livre Europeia.


(1)    O Sahara Ocidental é reconhecido pelas Nações Unidas como um território não autónomo.

S Fonte: SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário