quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Relatório saharaui sobre a pilhagem de pescado no Sahara Ocidental



O Observatório Saharaui de Recursos Naturais - o grupo local de saharauis que investiga o saque ilegal do seu próprio país - divulgou o relatório "Pessoas Pobres num País Rico”.

O Observatório Saharaui de Recursos Naturais (SNRW) divulgou o seu primeiro relatório desde a sua criação, no início deste ano. O relatório, intitulado " Saharauis : Povo Pobre num País Rico " aborda a questão das pescas no Sahara Ocidental. O relatório – na sua versão completa - está apenas disponível em árabe.

No entanto , o grupo também divulgou um resumo em Inglês do mesmo relatório.

O relatório faz luz sobre diferentes aspetos, factos e estatísticas disponíveis sobre os recursos pesqueiros do Sahara Ocidental, o grau de exploração e pilhagem, assim como a grave destruição do sistema ecológico das águas saharauis.

O relatório apresenta ao leitor dados e informações úteis sobre a natureza do património da pesca saharaui, as espécies visadas pela indústria de pesca estrangeira, bem como a grande invasão de pescadores marroquinos ao território, onde mais de 40 vilas de pescadores foram construídas nos últimos duas décadas, de acordo com o relatório.

O relatório apela a "todos os Estados e as empresas estrangeiras que se abstenham de importar produtos saharauis ou investir no Sahara Ocidental ocupado, atividades  que estão em violação com o direito internacional e apenas incentivam e alimentam a colonização" .



O relatório exorta, em particular, "os membros do Parlamento Europeu a não votar a favor do acordo de pesca UE-Marrocos, já que os mesmos fundamentos que resultaram no cancelamento do acordo anterior persistem".

O documento refere ainda que "é necessário que as Nações Unidas assumam as suas responsabilidades legais na proteção dos recursos saharauis, como o fez em casos similares em Timor-Leste e na Namíbia . "


Fonte: WSRW

Sem comentários:

Enviar um comentário